
O Museu do Café (MC) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – apresentará ao público a exposição Café à Prova em 12 de dezembro, às 11h. A nova mostra temporária, instalada no 1º andar, parte da ideia de que, embora a qualidade do café seja difícil de definir, é possível percorrer o caminho que transforma a planta em bebida e compreender como cada etapa influencia o que chega à xícara.
Correalizada pelo Cafés do Brasil, com apoio da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) e patrocínio da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) e da Ocramar Comércio e Exportação de Café, a exposição promove uma imersão na temática com recursos visuais e interativos.
Os módulos abordam os diversos fatores que impactam diretamente a experiência de consumo, desde a variedade escolhida, os fatores climáticos e o tipo de solo, passando pelo manejo da lavoura e o momento da colheita, até o beneficiamento, a torra, a moagem e o empacotamento e, por fim, o modo de preparo.
Um dos espaços centrais é a sala da estação de prova, dedicada à experiência sensorial, onde serão realizadas sessões de degustação orientada e demonstrações. O objetivo é permitir que o visitante explore diferentes métodos de preparo e variedades de grãos, refletindo sobre a qualidade da bebida a partir de suas próprias memórias, percepções e sensações.
Essencial quando se trata de qualidade, a classificação de café, que considera atributos como características dos grãos, aroma, sabor, acidez e corpo, também ganhará destaque. As novas formas de avaliar, rotular e valorizar o produto, assim como as metodologias e instituições envolvidas nessa atividade, fazem parte do trajeto proposto em Café à Prova.
O Museu do Café está localizado na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos.
Mín. 22° Máx. 32°

