Segunda, 22 de Junho de 2026
17°C 28°C
Campo Grande, MS
Publicidade

Encontro de Gestores de Pessoas debate inovação, estratégias e o futuro da gestão pública em MS

De 22 a 24 de junho, o Governo do Estado promove palestras, paineis e apresentação de casos que focam na transformação da Administração Pública atr...

22/06/2026 às 10h40
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

De 22 a 24 de junho, o Governo do Estado promove palestras, paineis e apresentação de casos que focam na transformação da Administração Pública através do desenvolvimento de pessoas

A Secretaria de Estado de Administração (SAD), por meio da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Suged), realiza o5º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de MS, entre hoje (22) e quarta-feira (24), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo.

O evento, que chega à quinta edição, neste ano conta com correalização do TCE (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) e da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), e abre um espaço de integração, aprendizado e troca de experiências entre profissionais que atuam na área de gestão de pessoas em diferentes instituições públicas.

Com o tema “Tendências, estratégias e inovação”, o encontro tem como proposta fortalecer a atuação dos gestores públicos, ampliar conhecimentos e estimular práticas que contribuam para a modernização dos processos e para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade.

A programação reúne palestras, cases e momentos de reflexão sobre desafios atuais da gestão de pessoas, abordando temas como saúde mental, cultura de pertencimento, liderança, clima organizacional, inteligência artificial, people analytics, bem-estar e estratégias para o desenvolvimento dos servidores públicos.

O Secretário de Estado de Administração, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, destaca a importância de ter a gestão de pessoas no centro da estratégia da Administração Pública. “Fortalecer a gestão de pessoas significa aprimorar a capacidade do Estado de desenvolver seus servidores, qualificar seus processos e promover uma Administração Pública cada vez mais eficiente, integrada e alinhada às necessidades da sociedade, com foco nas demandas do futuro do mundo do trabalho”, afirma Gurgel.

>Encontro em 2025 reuniu diversos servidores e especialistas em Campo Grande
>Encontro em 2025 reuniu diversos servidores e especialistas em Campo Grande

Com a proposta de promover o desenvolvimento dos servidores e ampliar a atuação estratégica dos profissionais da área, o encontro contará com a participação de palestrantes e especialistas reconhecidos nacionalmente, além da apresentação de experiências bem sucedidas desenvolvidas por órgãos públicos de Mato Grosso do Sul.

Entre os convidados está Dany Suzuki, que fará o encerramento do evento com a palestra “O Futuro é Humano”, trazendo uma reflexão alinhada ao movimento de transformação da gestão pública.

A programação também contará com a participação de nomes como Izabella Carmargo, Marina Dias, André Mazinni, Vanessa Weber, Renisson Araújo, Myrelle Jacob e um painel sobre liderança feminina com Ana Carolina Ali, Ana Paula Martins, Luciana Ferreira e Patrícia Sarmento, que irão compartilhar conhecimentos e perspectivas sobre os novos desafios da gestão de pessoas e o papel estratégico dos profissionais que atuam no desenvolvimento de equipes e organizações públicas.

Focado no desenvolvimento e transformação da gestão de pessoas, o encontro está alinhado às ações estratégicas previstas no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, com foco no desenvolvimento dos servidores, modernização da gestão e construção de soluções inovadoras para a Administração Pública.

Como órgão central da estrutura institucional do Poder Executivo Estadual na área de Gestão de Pessoas, a SAD, por meio da Suged (Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas), tem entre suas atribuições a proposição de políticas estratégicas, a supervisão e o gerenciamento de ações voltadas à valorização e ao desenvolvimento dos servidores públicos.

Nesse contexto, a Suged atua no fortalecimento das competências dos servidores e na integração das unidades de gestão de pessoas dos diferentes órgãos, buscando soluções que preparem a Administração Pública para os desafios do futuro.

“Este encontro representa um movimento estratégico para fortalecer a gestão de pessoas no serviço público de Mato Grosso do Sul. É um momento de integração entre os órgãos, de troca de experiências e de construção coletiva de caminhos que contribuam para a evolução dos processos, o desenvolvimento dos servidores e a mudança de comportamentos necessários para uma gestão de pessoas mais inovadora e preparada para os desafios do futuro”, pontua Lea Maria Ribeiro, superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

O evento é destinado aos profissionais da área de Gestão de Pessoas da Administração Pública Estadual, Tribunal de Contas, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, prefeituras do Estado e estudantes universitários.

A expectativa é reunir aproximadamente mil participantes. Na edição de 2025, o encontro alcançou 1.300 inscrições e teve 1.215 certificados emitidos pela Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov-MS), demonstrando a relevância da iniciativa para a formação e integração dos profissionais da área.

Ao promover a troca de experiências e estimular novas práticas, o 5º Encontro de Gestores de Pessoas reafirma o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com uma gestão pública mais estratégica, inovadora e centrada nas pessoas.

Serviço
5º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de MS
Data: 22 a 24 de junho de 2026
Abertura: 22 de junho, 13h30.
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo

Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD
Fotos: Cleython Vasconcelos/SAD/Arquivo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Grande, MS
26°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

27° Sensação
7.26km/h Vento
59% Umidade
100% (3.19mm) Chance de chuva
07h13 Nascer do sol
18h07 Pôr do sol
Ter 17° 10°
Qua 15°
Qui 18° 12°
Sex 22° 14°
Sáb 29° 17°
Atualizado às 11h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,13 -0,35%
Euro
R$ 5,86 -0,70%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 351,756,70 +2,41%
Ibovespa
170,243,72 pts 1.13%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias